Grupos
GMOB

Pode o direito ter um papel importante na mudança social? Qual o papel das crenças pessoais e coletivas sobre o direito e os direitos na vida cotidiana? O direito, enquanto instituição social, se resume ou não às práticas dos tribunais e ao resultado da atividade legislativa? Para onde e de que forma ele se torna significativo fora do enquadramento tradicional das instituições estatais? O grupo de estudos GMOB destaca-se como um espaço de debate sobre essas questões, associado ao CEIPOC.

 

Participantes:

Andréia Fressatti Cardoso 

Carla Vreche

Celly Cook Inatomi

Fabíola Fanti 

Márcia Baratto

Sarah Quintão

Participantes:
ESTUDOS DE POLÍTICA E CRIMINOLOGIA - POLCRIM

 

O Laboratório de de Estudos de Política e Criminologia - PolCrim, tem por objetivo ser um espaço de produção do conhecimento na interface entre a Ciência Política, a Sociologia do Direito e as Ciências Criminais. O PolCrim busca estimular debates e o desenvolvimento de projetos de pesquisa sobre políticas criminais, processos de criminalização, criminologias, sociologia da justiça criminal, sociologia da punição, acesso a direitos e à justiça, administração de conflitos e reformas judiciais. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) e ao Centro de Estudos Internacionais e de Política Comparada (CEIPOC) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP), e ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU). 

 

LINHAS DE PESQUISA:

Conflitos políticos e justiça criminal: Essa linha de pesquisa tem por objetivo desenvolver investigações sobre o papel dos processos de criminalização e das instituições de justiça criminal na administração de conflitos políticos e na constituição ou destituição de espaços, atores e questões políticas tidos como legítimos em diferentes contextos e momentos históricos. Os temas de pesquisa dessa linha incluem a criminalização dos movimentos sociais, as demandas políticas por punição, o combate criminal à corrupção, as políticas de justiça criminal e de segurança pública.

Acesso a direitos e justiça civil: Essa linha de pesquisa tem por objetivo desenvolver  investigações sobre o acesso a direitos e à justiça por meio da administração de conflitos por instâncias não criminais, judiciais ou não, explorando assim a interface entre justiça criminal e justiça civil, entre conflituosidade violenta e não-violenta, entre direitos civis, sociais e políticos. São privilegiados estudos sobre acesso individual e coletivo à justiça, reformas judiciais, meios alternativos de solução de conflitos e protagonismo judicial.

 

Redes sociais:

https://www.facebook.com/PolCrim/

https://twitter.com/PolCrimUNICAMP

 

Participantes:

COORDENADOR: Frederico de Almeida 
Ana Carolina Saviolo Moreira
Camila de Lima Vedovello 
Camila Estela Cassis Augusto 
Elizabete Pellegrini Garcia 
Joanita Nascimento da Silva Neta
Luciano Batista de Oliveira 
Luiza Duarte Bissoli
Marília Silveira Carvalho Alves 
Rafael Aroni
Rodrigo Cruz Lopes
Rodrigo Umbelino da Silva
Jacqueline Sinhoretto (UFSCAR)
Maurides de Melo Ribeiro (Universidade Mackenzie)

 

Participantes: